Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nasci para ser livre!

O ano é mil novecentos e sessenta e nove. O clima é de crescimento e desenvolvimento. Nixon assume o poder. Guerra do Vietnan. O homem chega à Lua.

Quatrocentas mil pessoas provam para a humanidade que é possível viver em paz, amor e harmonia.
É a celebração Woodstock. Três dias de música e arte, com astros consagrados unidos pela paz e contra a guerra.

O cinema, como não poderia deixar de ser, veículo transmissor da nossa realidade, faz uma união desses temas tão antagônicos e similares ao mesmo tempo.

E é nessa busca de liberdade, mesclando protesto político e social e uma bela trilha sonora de rock and roll, que Peter Fonda e Dennis Hooper lançam o hoje cultuado “Easy Rider’’, intitulado no Brasil como ‘”Sem Destino’’.

Ao chamar Hopper para dirigir e atuar no filme, a idéia de Fonda foi produzir uma história onde dois jovens experimentam a liberdade total enquanto cruzam o país de motocicleta, e pra quem gosta de duas rodas, e principalmente de “choppers”, é um prato cheio. Outro fato interessante foi a participação de Jack Nicholson como produtor e ator coadjuvante, cuja brilhante atuação o levou ao estrelato.

Produzido numa época onde se buscava a liberdade individual, sexual e por aí vai, é lógico que não poderia faltar o trinômio que definiria aquela geração: sexo, drogas e rock’n’roll.
Existem relatos inclusive, de que as drogas consumidas pelos personagens durante o filme nada tinham de cenográficas, e que a quantidade utilizada foi quase inacreditável!

O filme custou quatrocentos mil e rendeu dezessete milhões de dólares, uma façanha para a época.

Além de concorrer ao Oscar e vencer o prêmio de melhor filme em Cannes, na França, a trilha sonora de Easy Rider é um caso à parte.

Uma mistura de folk, country, blues e rock, aliadas à bela fotografia, transportam o ouvinte/espectador às inóspitas paisagens do Texas, do Mississipi e finalizando em New Orleans onde o inesperado desfecho se concretiza.

Feras da época como Jimi Hendrix, Roger McGuinn, The Band, The Byrds e principalmente o Steppenwolf ajudaram a transformar Easy Rider num “cult” do cinema mundial. a mais clássica da banda e do filme/disco é sem dúvida "Born To Be Wild" que acabou se tornando o hino dos motoqueiros de todo o mundo. outra canção da banda que aparece no álbum é a ótima faixa de abertura "The Pusher".

Recomendo tanto o filme quanto o disco. Pela história, pela fotografia e principalmente pela trilha sonora. E pra que curte moto: dá pra sentir o vento no rosto e o sabor da liberdade!
Download : Easy Rider (1969)

2 comentários:

  1. muito bem descrito, um filme ótimo para esquecer dos problemas e viajar num belo rock n roll. achei o disco da trilha sonora num sebo de san francisco por 25 dolares, otimo estado... comprei na hora!

    abracos

    ResponderExcluir
  2. Fizeste muito bem, Rafael!!! Baita filme, mesmo! Assisti inúmeras vezes! Abração!

    ResponderExcluir