Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Águas Lamacentas


Esse cara serviu de inspiração a grandes nomes do rock, como Eric Clapton e Jimmy Page.

Estou falando de McKingley Morganfield, mais conhecido como Muddy Waters. Ele, que nasceu em 4 de abril de 1915 no pequeno vilarejo de Issaquena County, Mississipi, Estados Unidos é considerado até hoje um dos maiores, senão o maior nome do blues norte-americano.
É lembrado também como fundador do ''Chicago Blues'', uma forma de blues criada nesta cidade na 1ª metade do sec. XX e onde são adicionados instrumentos elétricos, bateria, piano e baixo. Atribui-se a ele, inclusive, a idéia de invenção da Guitarra Elétrica.

Sua influência foi enorme em muitos gêneros musicais: blues, rhythm and blues, rock, folk, country. Foi ele quem ajudou Chuck Berry a conseguir seu primeiro contrato.

O nome artístico (em português, Águas Lamacentas) ele ganhou devido ao costume de quando criança brincar em um rio.

Seu álbum ao vivo "Muddy Waters At Newport", gravado no Festival de Jazz daquela cidade acabou por lançá-lo de vez às grandes platéias.

Ao pisar naquele palco, Muddy era tão desconhecido do publico quanto o seu estilo boogie rural de Chicago. Este álbum tem a canção “Hoochie Chookie Man”, inspirada no trompete arrepiante de outra lenda, Dizzy Gillepsie. Na parte final do show, sua poderosa voz acompanhada pela harmônica de James Cotton e o piano-de-bar de Otis Spann fez a garotada dançar pelos corredores ao som de “Got My Mojo Working’’.

As músicas de Waters também tiveram grande influência sobre as bandas britânicas. O Rolling Stones tirou seu nome de “Rollin’ Stone”, de 1950, mais conhecida como “Catfish Blues”. Um dos maiores sucessos do Led Zeppelin, “Whole Lotta Love”, foi baseado em “You Need Love”, composta por Willie Dixon e cantada por Muddy.

Muddy Waters morreu em 30/04/1983 de ataque cardíaco aos 68 anos de idade depois de gravar 38 trabalhos. Aconselho a canção “I feel so good”, mas mais interessante ainda é baixar o álbum todo. Vale á pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário