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quarta-feira, 19 de maio de 2010

'Zead is dead, baby...Zead is dead!'


Lançado em 94, marcou a consagração definitiva do diretor independente Quentin Tarantino, de "Cães de Aluguel" e "Jackie Brown". e os recentes “Kill Bill” e “Bastardos Inglórios”, deste ano, onde foi o roteirista. Tarantino criou um modelo de cinema pós- moderno que serviria de base para uma série de filmes posteriores, além de resgatar a carreira do astro John Travolta do esquecimento. Depois de "Pulp Fiction", ele voltou a ser uma estrela do primeiro time de Hollywood, atuando em superproduções.
O diretor consegue de forma brilhante, apresentar três histórias de forma não cronológica, que se encaixam ao final.

Com personagens exalando cultura pop, sua trilha sonora “cool” é um caso à parte. Tanto que o CD na época vendeu e fez tanto sucesso quanto o filme. O CD abre com o surf -rock alucinado “Misirlou”, de Dick Dale and His Del-Tones e passa pela dançante “Jungle Boogie” do Kool and the Gang.

Uma das cenas mais memoráveis do filme e da década de 90 é a do twist dançado por John Travolta e Uma Thurman ao som do mestre Chuck Berry.

Os diálogos são inteligentes e dinâmicos e os lances acontecem rapidamente, surpreendendo quem assiste, como por exemplo a overdose de Mia Wallace e o assassinato de Vincent.

O filme ganhou o Oscar de melhor Roteiro, e só perdeu o de melhor filme porque a concorrência naquele ano de 95 foi ferrenha. Dispoutou com nada menos que “Um sonho de liberdade” e “Forrest Gump”, que acabou levando o prêmio. Mas fora isso, levou a Palma de Ouro em Cannes, o Globo de Ouro americano e mais “trocentos” prêmios mundo afora.

E se “Mi casa es su casa”, infelizmente “Zead is dead, baby! Zead is dead!''
Baixe o disco: Pulp Fiction

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