Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

The King

Nascido em 6 de fevereiro de 45 na cidade de Saint Ann, interior da Jamaica, Robert Nesta Marley é considerado o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos.

Bob era filho de um capitão inglês que abandonou sua mãe um dia após o casamento. Sacanagem do coroa, né? Começou a usar maconha com apenas 7 anos e teve uma juventude bastante difícil.

Foi casado com Rita Marley, que além de cantora de sua banda, os Wailers, foi mãe de 4 de seus 12 filhos. Isso mesmo, o cara teve 12 filhos, dois deles adotados.

A maior parte de suas musicas lidava com os problemas dos pobres e desamparados, mas procurava também divulgar a doutrina rastafari, onde servia como um missionário rasta, pregando irmandade e paz para toda humanidade. Isso acabou fazendo com que essa “religião” ficasse conhecida internacionalmente.

Foi responsável pela aceitação cultural do reggae fora da Jamaica, e quando assinou com a Island Records em 71 - na época uma gravadora bastante influente e inovadora - ganhou fama, inicialmente com a canção “No Woman, No Cry”, e depois com os clássicos “Buffalo Soldier”, Could You Be Love”, “Is this love” e muito mais...

Em 77, Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito. Como jogava futebol, pensou ter sofrido algum machucado durante uma partida. A ferida não cicatrizou e após um diagnóstico médico, foi constatado que ele sofria de um câncer de pele, um melanoma maligno. Aconselhado a amputar o dedo, Marley recusou-se devido a princípios rastafáris que diziam que os médicos eram homens que enganavam os ingênuos, fingindo ter o poder da cura.

Para os seguidores dessa “religião/filosofia”, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. Mesmo assim, Marley passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas e a doença foi mantida em segredo do grande público.

Como o câncer se espalhou e não teve o devido tratamento, Marley acabou falecendo no hospital Cedars of Lebanon em 11 de maio de 81, em Miami aos 36 anos.

Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal. Junto com ele foram enterrados sua guitarra Gibson Les Paul,um pote de maconha, uma bola de futebol e uma bíblia, já que nos seus últimos dias se converteu ao Cristianismo.

Quer curtir? Acesse ai "The Best of Bob Marley" e “good vibrations” pra ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário