Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gênio POP

Passado um pouco toda a comoção que cercou a morte do ícone Pop Michael Jackson, presto minha homenagem àquele que revolucionou a música de sua geração e acabou sucumbindo ao próprio mundo de fama e fantasia que criou.

O papo de hoje é sobre o trabalho que, na minha opinião retrata a essência musical de Jackson: o álbum Off The Wall de 79.

Após o fenômeno Jackson Five, e já em carreira solo, mas há sete anos sem emplacar algum sucesso, Michael, ao aconselhar-se ao mestre do jazz e funk, Quincy Jones, acaba criando uma parceria que impulsionaria de vez sua carreira. Com uma competente banda arregimentada por Jones, conseguiram criar uma intrincada fusão de batidas de disco e funk, com baladas arrasadoras e refrões descomplicados do pop que acabaram por revolucionar o vocabulário sonoro do “rhythm and blues”.
A começar pela música que dá nome ao disco, “Of the Wall” seguida da levada disco “Rock with you”, que embalavam as pistas de dança no finalzinho dos anos 70.

Esse disco vendeu 12 milhões de cópias e segundo o editor musical John Lewis, funcionou como uma pedra de Rosetta para tudo que se fez depois de “rhythm and blues”.

E ainda tinha a clássica “Don’t stop ‘till You Get enough”, faixa frenética, nervosa e com um baixo de arrepiar, composta por Jackson e que abre o disco e ainda serve de tema de abertura do Programa “Vídeo Show” da Rede Globo.

O resto da história, tenho certeza que todos conhecem. Mas em breve volto com mais detalhes deste que foi, sem sombra de dúvida, “o cara” e “a cara” do POP de nossos dias.
Download do álbum: "Off the wall" (1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário