Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

À VIDA



Família comemora o réveillon e retorna feliz e em segurança

Um ritual que renova e nos aquece para uma nova jornada.

Apesar das previsões de que o tempo não estaria firme e de que as estradas estariam congestionadas, João de Mello (51) e sua família tiveram uma virada de ano sensacional em Capão da Canoa. Antes de pegar a estrada, o motorista verificou todos os itens importantes para que se tenha uma viagem segura: calibrou os pneus, trocou o óleo, inspecionou os freios, os limpadores de pára-brisas e tudo o que recomenda o “manual” de sobrevivência no trânsito.

Mesmo habituado com o caos que acomete as estradas e rodovias nas grandes cidades, Mello guiou com cuidado redobrado a centena de quilômetros que o distanciava do litoral. Com cautela, realizou somente ultrapassagens em locais permitidos e com segurança. Segundo sua esposa, dona Maria (49), já é praxe tomarem todos esses cuidados, pois “nos mais de dez anos que cumprimos esse ritual, nunca nos envolvemos em acidentes e assim temos muito mais para comemorar com nossa família a cada virada de ano”, salienta.

Segundo os Mello, a maioria de seus amigos e conhecidos age da mesma forma, evitando assim, tornar-se mais um número das terríveis estatísticas publicadas a cada retorno de festas e feriados.

Sol, mar, a tradicional queima de fogos, brindes com espumante e os cumprimentos de um ano produtivo e com saúde, a família Mello retornou à casa alugada especialmente para a virada de ano, com o intuito de descansar, para logo após o almoço, retornarem à capital alegres e satisfeitos. E o melhor, vivos.

A chegada a Porto Alegre ocorreu da melhor forma possível. O clima estava ameno e as condições do trânsito bastante favoráveis.

Felizes, se preparam agora para 2012, que de acordo com a filha Marina (18), será de “prosperidade, amor, trabalho e paz, para que lá em dezembro possamos novamente cumprir esse ritual ta bacana que é celebrar a vida”. (texto fictício)

Fatos como esses acontecem todos os dias. Porém, jamais viram manchete de jornal ou televisão. São considerados banais, e tal qual a máxima que aprendemos na faculdade de que notícia é o “homem morder o cachorro” e não vice-versa, podem não interessar aos leitores e a quem as produza. Nossa mórbida sede por tragédias e eventos negativos faz com que os meios de comunicação deixem fatos rotineiros e saudáveis à margem. Ou talvez foram os “meios”, que por “sensacionalizar” esse tipo de acontecimento acabaram nos viciando em dar ibope às piores mazelas de nossa humanidade?

Por que não veicular também o “bom, o belo e o justo”? Estampar na capa de um matutino: “Milhares de pessoas retornam do litoral sãs e salvas e ninguém se envolve em acidentes”.

Lógico que nossa função é informar, alertar e prevenir. Porém, os saldos alarmantes que assistimos a cada feriado, que deveriam chocar e posteriormente causar uma prevenção, parecem que não surtiro o efeito necessário.

Bem, isso é apenas um desabafo. Só quero demonstrar, através dessas parcas palavras, que o contrário também acontece. Que a maioria das pessoas respeita e preserva. Que a VIDA se sobrepõe a morte morte. Só não dá primeira página, atualmente. E Infelizmente.

Desejo a todos uma virada de ano magnífica e que 2012 seja realmente próspero. Que tenhamos mais consciência daquele que está ao nosso lado e passa despercebido. Que pensamentos bons se transformem em ações melhores ainda. E que possamos, sempre, comemorar a VIDA em toda a sua plenitude. Abraço!

2 comentários:

  1. Belo texto Cabelo.
    Um baita 2012 pra ti!

    Katati

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão! Adorei!

    Feliz 2012!


    Abraços,
    Camila

    ResponderExcluir