Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Minhas dicas (Caderno Lazer - 17/12/2011)

Woodstock – Pete Fornatale (2009) – Se você acredita em tele-transporte, por favor, leia! Narrando o festival através das palavras de quem tocou, de quem produziu e de quem assistiu ao ápice do rock’n’roll, na minha opinião, o autor nos transporta para aqueles três dias de paz, amor e música que mudaram a humanidade e são lembrados até hoje.



Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina – Márcio Borges – De forma culta e elegante, o filho nº 2 da família Borges discorre sobre a trajetória do movimento musical que mudou o panorama da MPB no final da década de 60, inicio de 70. Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges são apenas alguns que tem sua história narrada nessa edição comemorativa, relançada em 2010.


O Som do Vinil (Canal Brasil) – Um prato cheio pra quem curte boa música e a nostalgia dos discos de vinil. Apresentado e co-dirigido por Charles Gavin (ex-baterista do Titãs), o programa prioriza LP’s marcantes da música brasileira, onde entrevista autores, familiares e produção. Tudo isso na busca de detalhes técnicos das gravações e dos bastidores da cada trabalho. Detalhe: como o vinil, também é viciante.




Intimidade – Oswaldo Montenegro (2008) – Som Livre – DVD que traz 16 de suas canções mais conhecidas, agora rearranjadas pelo próprio Montenegro mais Sérgio Chiavazzoli e Alexandre Meu Rei. Destaco a canção “Sou uma criança, não entendo nada” de Erasmo Carlos e “Lume de Estrelas”. Com apenas amigos de espectadores, o trabalho foi gravado na sala de estar da casa do cantor.




Blues – Robert Crumb (2004) – O “the best” dos quadrinhos retrata histórias do estilo musical nascido nas fazendas de algodão do Mississipi e que influenciou grande parte das bandas de rock. O traço de Crumb faz a gente sentir vontade de entrar para dentro do livro. Diversas capas de discos, criadas pelo artista, também estão nessa “enciclopédia” do blues.




Abusado – O dono do Morro Santa Marta – Caco Barcelos (2004) – Essa reportagem escrita em forma de romance rendeu ao jornalista gaúcho o prêmio Jabuti, em 2004. Como sempre faz, genial e habitualmente, Caco remonta a história do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, com destaque para a trajetória do traficante Marcinho VP. A forma com que o autor escreve transporta o leitor aos morros cariocas de tal forma, que não é difícil simpatizar com o anti-herói representado pelo marginal que cuidava com apuro de sua favela.




A Sociedade do Espetáculo – O Teatro Mágico (2011) – Mesmo avesso às gravadoras e exposições exageradas na mídia, esse grupo paulista tem visto sua fama crescer e as vendas de seus trabalhos (sempre independentes) seguirem no mesmo ritmo. Misturando música com circo e teatro, além de letras de conteúdo e engajadas politicamente, esse grupo nascido em Osasco é uma das raras e bem vindas novidades do mercado musical nacional.


Material publicado no Caderno Lazer do Jornal Informativo do Vale, em 17/12/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário