Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

...meu treponema não é pálido nem viscoso, os meus gametas se agrupam no meu som...

O Falando de Rock hoje dá um pulo no nordeste, mais precisamente em Brejo da Cruz, na Paraíba, onde surgiu uma das maiores vozes da música brasileira: José Ramalho Neto, o Zé Ramalho. O cantor nasceu em 03/10/1949, filho de uma professora e de um seresteiro.
Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa no sertão e Zé passou a ser criado por seu avô. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção "Avôhai".
Passou a infãncia em Campina Grande até a familia se mudar para João Pessoa, onde se esperava que ele se formasse em Medicina.
Mas o lado musical falou mais alto e logo ele participou de algumas apresentações no estilo Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.

Lança o 1º disco, “Zé Ramalho” em 77 e o segundo álbum em 79. Este, chamado de "A Peleja do Diabo com o Dono do Céu", onde suas influências de rock e forró ditam a sua personalidade musical. O terceiro álbum "A Terceira Lâmina", foi lançado em 1981, seguido do quarto disco, "Força Verde", em 1982.
Autor de 23 álbuns de estudio, mais ao vivo, coletâneas e DVD's , sua lista de sucessoe é interminável: "Mistérios da Meia-Noite", "Chão de Giz", "Entre A Serpente E A Estrela", "Cidadão", "Admirável Gado Novo", entre outras. Recentemente, em 2008, Zé Ramalho prestou uma homenagem a Dylan, com o disco "Zé Ramalho Canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando” com as músicas reescritas em português. Este álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro de 2009.

3 comentários:

  1. Eu assisti ele de pertinho aqui em Aracaju,no Forró Caju, o cara é um bruxo....foi muito emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de assistir ao seu espetáculo. Mas, com certeza, ele é um dos grandes nomes da música popular brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Houvino a musica do Zé,me veio a curiosidade de saber um pouco mais sobre o treponema palidum .agora posso dizer que estou um pouco mais por dentro sobre essa bactéria.Meu nome é Valdivino sou de Bandeirantes Go

    ResponderExcluir