Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Feriado em Bethel

Passei meu feriado em Bethel. Cidadezinha no interior do estado de Nova York. Na fazenda de Max Yasgur e naqueles três dias de "paz, amor e música" que mudaram o mundo no final da década de 60. Literalmente. E com a passagem bancada por minha amiga Elizete. Digo literalmente porque foi através das palavras escritas no livro abaixo, por ela emprestado. Sou suspeito em falar, pois sou um aficcionado pelo tema. Tenho o álbum triplo em vinil e assisti ao documentário mais de dez vezes. E toda vez com outros olhos. Mas depois desta leitura, obrigo-me a degustá-lo novamente. Desta vez, com os olhos de quem esteve lá. É disso que o livro trata. Depoimentos de músicos, lendas vivas ou mortas, dos organizadores e daqueles que tiveram o privilégio de participar de um momento único na história da humanidade, que foi o Festival de Woodstock.

Portanto, leitura mais que recomendada para os amantes do rock'n'roll, da paz, do amor e da liberdade.


"Eu sou um fazendeiro. Não sei falar para um grupo de vinte pessoas, quanto mais para uma multidão como essa. Mas eu acho que vocês provaram algo ao mundo, não apenas à cidade de Bethel, ou ao Condado de Sullivan ou ao estado de Nova York; vocês provaram algo ao mundo inteiro. Esta é a maior multidão que já se reuniu em algum lugar. Nós não tinhamos idéia da quantidade de gente que acabou vindo para cá e por causa disso vocês tiveram algumas necessidades como falta de água e comida. Os seus produtores tiveram um trabalho colossal para cuidar de vocês e de tudo por aqui e eles apreciariam o seu muito obrigado. Mas acima disso, vocês provaram ao mundo que meio milhão de meninos - e eu os chamo de meninos porque tenho filhos mais velhos que vocês - meio milhão de jovens podem reunir-se e ter três dias de diversão e música, e mais nada além de diversão e música. Deus os abençoe por isso!"

- Max Yasgur, dono da fazenda, discursando para a multidão do palco do Festival de Woodstock, em 17 de agosto de 1969 e mostrado no filme Woodstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário