Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Aos colegas jornalistas


"Somente anos mais tarde aprendi o significado da palavra "egrégora". Segundo a Wikipédia, "quando várias pessoas têm um mesmo objetivo comum, sua energia se agrupa e se `arranja´ numa egrégora. Esse é um conceito místico-filosófico com vínculos muito próximos à teoria das formas-pensamento, onde todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente pelo cosmo".

"...na medida em que a TV for a referência de jornalismo e o supérfluo for o fundamental, o tempo televisivo for dinheiro, o comercial mandar nas pautas, os editores editarem lágrimas e choros, os repórteres responderem às perguntas no lugar dos entrevistados, as notícias forem dadas só raspando o verniz do fato (sem nunca dar o "nome aos bois"), os narradores "interpretarem" as notícias, o Ser/Jornalístico não for movido pelo mais honesto espírito democrático e os jornalistas todos se enxergarem como celebridades, acho que as redações vão continuar sem egrégora alguma." (Alberto Ruschel, Observatório da Imprensa, 23/09/2008).

Beto Ruschel é cantor, compositor, letrista, produtor musical de discos, cinema e TV e já foi diretor de programas jornalísticos da TV Globo, entre eles Fantástico, Jornal Nacional e Globo Repórter. Tem raízes em Estrela, já que é filho do ator de cinema estrelense Alberto Ruschel(O Cangaceiro, 1953) e da jornalista Neli Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário