Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Teatro! Oba! (abduzido do Varal)


BAILEI NA CURVA mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade: um golpe militar num país democrático da América Latina.

A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude. Implacável graças às conseqüências de um Golpe Militar que vão refletir na vida adulta destas personagens.

Durante o desenvolvimento da história, vai-se desenhando um painel dos usos, costumes e pensamentos da sociedade brasileira na segunda metade do século XX. As brincadeiras de colégio, as aulas de educação sexual, as matinês no cinema, as reuniões dançantes nas garagens, os namoros no carro, uma juventude que opta pela guerrilha e clandestinidade em contraste a outra juventude que abraça as drogas e cai na estrada e, finalmente, adultos que optaram pelas conquistas individuais na negação do passado em contraste com aqueles que lutaram para resgatar as memórias dos anos de chumbo. Toda uma geração que, à sua maneira e dentro das possibilidades, sonharam com um país diferente. Uma geração que encontra sua maturidade nos movimentos de Anistia e Abertura Política. E que encerra todas as suas esperanças no mandato de Tancredo Neves para Presidente da República.

BAILEI NA CURVA, sem perder a ternura, inicia sua história em 1° de abril de 1964 e a encerra no dia oficial da morte de Tancredo Neves, quando um bebê, representando o futuro, é embalado em cena ao som da música Horizontes.

O grande sucesso dirigido por Júlio Conte completa 25 anos com mais de mil apresentações e um público estimado em 600mil pessoas.

(Fonte: Cômica - Produtora Cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário