Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

100 anos da Polar (by Alessandro Moraes)


Em 2012 a Polar completará 100 anos!

Hoje existe muita propaganda sendo realizada na mídia sobre a espetacular cerveja Polar, mas quase ninguém sabe onde ela nasceu e cresceu: em ESTRELA!

Boa parte desta história eu acompanhei bem de perto, já que era fabricada na Cervejaria Polar, onde o meu pai, o meu avô e no mínimo 4 tios trabalharam a vida toda ali, até se aposentarem. Sem falar em alguns primos e tios do meu pai e nos pais dos meus melhores amigos de infância, afinal, durante muito tempo, esta indústria foi o pulmão de Estrela.

Falar disto me faz voltar no tempo, numa época em que morávamos na Vila Polar (tunque), uma rua com diversas casas de propriedade da Cervejaria, onde moravam vários funcionários. Eu nasci e passei toda a minha infância lá, tendo como vizinhos os meus primos Caio, Dedé, Carlinhos e Giane e os amigos André Gahl, Dani Horn, Pio e Charles Ritter. Nos fundos das casas ficava a Arca (Assossiação Recreativa e Cultural Antarctica), onde passávamos a tarde jogando bola e bebendo Guaraná Frisante, Soda Limonada e Baré Cola. Bons tempos, pena que vândalos destruíram a Arca.

Bom, voltando para a atualidade, esta história toda veio a minha cabeça por causa de um email que recebi do amigo Curu, que lembrou do centenário da Polar e sugeriu que Estrela poderia se movimentar para levar as comemorações desta data para a cidade onde nasceu esta ótima cerveja.

Segue algumas reportagens interessantes e históricas:

Uma breve história da Polar em rótulos: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/10/19/polar-e-daqui/?topo=13,1,1,,,13

História em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aGfc8nXABl0

História da cervejaria estrelense: http://cervisiafilia.blogspot.com/2010/09/cervejaria-estrella-polar.html

Localização: http://www.panoramio.com/photo/21151809

Rótulos antigos: http://estrela-riograndedosul.blogspot.com/2011/06/cerveja-polar-estrela-rs-rotulos.html

Mais história da cervejaria: http://estrela-riograndedosul.blogspot.com/2011/06/cervejaria-polar-de-estrela-rs.html

Sobre o fechamento da fábrica: http://aepan.blogspot.com/2008/05/cerveja-polar_31.html

Abraços,

Alessandro Moraes
amoraes73@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário