Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ben Harper

Hoje vamos navegar por ondas musicais australianas. Com um cara chamado Peter Harper e que mescla fronteiras do rock, world music, blues e soul, sem falar na sua incrível habilidade com a gaita de boca.

Nascido na Inglaterra, começou cedo na música, tocando trompete em bandas até se mudar com a família para Perth, uma das cidades mais isoladas do mundo , na Australia, onde seu pai o incentivou a tocar harpa. Mas é lá que o cara tem os primeiros contatos com o blues e a cena folk local.

Segundo o próprio Harper, o blues, com sua crueza, honestidade e paixão da alma o tocou profundamente, fazendo com que fosse atrás das raízes mais profundas do ritmo do Mississipi.

Com influencias principalmente de Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, Little Water e Stevie Wonder, sua maneira de tocar gaita foi guiada por estes ícones do blues.

Com performances de palco de memoráveis Harper permitiu levar sua música para além da Austrália. Tocou no Canadá, Alemanha, Áustria, Suíça, Cingapura, Reino Unido, Bélgica e França. E começou a realizar shows também nos Estados Unidos em 1996, onde excursionou regularmente desde então. Com a valorização de sua música pelo público americano, mudou-se definitivamente para lá. Seus shows animados foram bem recebidos e tornou-se a atração dos festivais de blues e de world music.

De 2008 a 2010 já participou de 89 festivais e é considerado um artista mais emocionantes da cena ao vivo hoje". Segua um som do seu último álbum, que está em turnê, Stand Together, de 2010.

Download, here.


Nenhum comentário:

Postar um comentário