Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aos colegas jornalistas

Caravana em Brasília amplia movimento em defesa do diploma
Representantes da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas cumprem intensa agenda de contatos políticos nesta quarta e quinta-feira pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que restituem a exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Contatos com parlamentares e entidades visam agilizar a tramitação das PECs na Câmara e Senado.

Participam da caravana os diretores da FENAJ Celso Schröder, Maria José Braga, Guto Camargo, Suzana Blass, Antonio Paulo, Deborah Lima, José Carlos Torves e representantes dos Sindicatos dos Jornalistas do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Pará, Maranhão, Município do Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal.

A Caravana do Diploma inicia seu trabalho às 11h30, em audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP). Além dos representantes da FENAJ e dos Sindicatos, participarão os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

Já às 14h, na Sala 13 do corredor das Comissões do Senado, a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma promove reunião conjunta da Câmara dos Deputados e Senado para discutir a votação das PECs 33/2009 e 386/2009 que restabelecem a obrigatoriedade do diploma de jornalista como requisito para o exercício da profissão. Estão convidados para o evento os senadores Inácio Arruda, Antônio Carlos Valadares (relator e autor da PEC do Senado), Acir Gurgacz (PDT-RO) e os deputados Paulo Pìmenta (PT/RS - autor da PEC na Câmara); Deputado Hugo Leal (PSC/RJ - relator da PEC na Comissão Especial), Rebecca Garcia (PP/AM - membro da Comissão Especial da PEC e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma) e Francisco Praciano (PT/AM - membro da Comissão Especial da PEC).

Está programada para as 16h desta quarta-feira, também, uma visita à Universidade Católica de Brasilia e para quinta-feira uma visita à Uniceub. Além disso, os coordenadores da caravana buscam agendar uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) e visitas ao presidente da OAB, Ophir Cavalcante, e à Reitoria da UnB.

Neste sábado (26) o Conselho de Representantes dos Sindicatos de Jornalistas junto à FENAJ reúne-se em Brasília. Entre outros assuntos estará em pauta o fortalecimento da campanha em defesa do diploma e a preparação das mobilizações para 7 de abril, Dia do Jornalista.

Repassado pela colega Simone Jantsch
Extraido do site da Fenaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário