Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jóia rara

Hoje no Falando de Rock, um disco que marca a carreira de Elis Regina Carvalho Costa, o álbum “Falso Brilhante”, de 1976.

Elis, como todos sabem, é gaúcha nascida em Porto Alegre, em 17/03/1945 de onde saiu definitivamente em 64 para estourar no país e exterior.

O apelido Pimentinha foi dado pelo poeta Vinicius de Moraes devido ao seu sorriso largo e sua extroversão jovial.

Vamos ao disco, então: em 1975, Elis Regina estreou uma temporada do show "Falso Brilhante" e tamanho foi o sucesso que um anos depois o repertório foi gravado em estúdio e lançada em LP, o vigésimo de sua discografia oficial, que inclui 35 títulos.

Esse álbum, foi responsável pelo lançamento de outra figura bastante conhecida da música brasileira, Antonio Carlos Belchior. Elis interpreta de forma brilhante duas canções escritas por ele: “Como nossos pais” e “Velha Roupa colorida".

Presentes ainda neste álbum as latinas “Los Hermanos” de Atahualpa Yupanqui e “Gracias a la vida” de Violeta Parra e sucesso também na voz de Mercedes Sosa.


Elis nos deixou em 19/01/1982, aos 36 anos, devido a uma overdose de drogas e álcool, fato que causou grande comoção nacional.

Sua obra, porém, é referência até hoje não só no Brasil, mas no mundo todo.
Baixe o Disco completo aqui: "Falso Brilhante"

Elis Regina, recém chegada ao Rio de Janeiro e impressionada com Copacabana

Nenhum comentário:

Postar um comentário