Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

E lá vem o verão... ô, beleza!

Nascido em 4 de Maio de 37, Richard Anthony Monsour, mais conhecido como Dick Dale é um dos mais famosos guitarristas da surf music de todos os tempos.

Seu maior sucesso é a versão que fez da canção "Misirlou", presente na trilha sonora do filme Pulp Fiction e também na do jogo Guitar Hero II. O grupo Black Eyed Peas usou samples na música no hit ''Pump It''. Atendendo por "The King of Surf Guitar"é também considerado o vovô do heavy metal e um dos guitarrístas mais rápidos da história.

É creditado a ele tbem, a existência dos cabeçotes de 100 Watts RMS e pela presença de uma unidade de reverb neles. E nada disso seria possível sem a fúria do que se conhece por The Beast, nome da one-of-a-kind Stratocaster dourada de Dick Dale.



Dale criou a surf music nos anos 50. Tocava por farra, para sua turma de surfistas. Logo o ritmo tribal contagiante de sua música passou a atraír gente de 'outras praias'. A visível mania que se dava com mais de 400 pessoas se apertando no Rendezvous Ballroom na cidade de Balboa/Califórnia, passou a chamar a atenção.
Dick Dale jamais usou outro equipamento senão a The Beast e seu Dual-Showman, ambos confeccionados pelas próprias mão de Leo Fender.
Diz a lenda, e ele confirma, que deu aulas de guitarra para ninguém menos que Jimmy Hendrix. Foi homenageado por ele em "Third Stone From The Sun". Nos anos 60 foi desenganado pelos médicos devido a um câncer, se curou e está conosco até hoje.
Simbora baixar o disco do surfman: The Best Of Dick Dale

Nenhum comentário:

Postar um comentário