Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Buddy Holly and The Crickets

The Crickets. Este nome que mais tarde inspiraria ninguém menos que os quatro rapazes de Liverpool a batizarem a sua banda de The Beatles. Fundado por Buddy Holly com seus colegas de escola em 1955, o The Crikets tinha uma musica um tanto sofisticada para a época e incluiia o uso de novos instrumentos (para o rock and roll). Holly era um ótimo guitarrista, notável em músicas como "Peggy Sue" e "Not Fade Away", esta ultima gravada anos depois pelos Stones.
Compunha tanto músicas do tipo “garoto-ama-garota”, como a maioria do pessoal da época, quanto canções com letras, harmonias e melodias mais elaboradas. Novidade naquele tempo.
O album de estréia do Crickets “The Chirping”, foi o único de Holly lançado em vida e contém três de seus primeiros sucessos, entre eles “Maybe Baby”, bem como duas músicas escritas por Roy Orbinson.
Muitos aspirantes a guitarrista se esforçaram para imitar a introdução de "That’ll be the Day" cujo título é uma expressão usada por John Wayne no filme “Rastros do Ódio” de 56.
O talento pioneiro de Holly influenciou diretamente bandas com os Beatles e Stones.
Outra curiosidade é que no disco, das 16 músicas, poucas são creditadas a Holly, já que ele assinava como Charles Hardin Holley, seu verdadeiro nome.
Em 59, saiu dos Crickets e começou uma carreira solo com outros artistas famosos, como Ritchie Valens e J.P. Richardson.
Após uma performance em 2 de Fevereiro de 59 no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza, no qual viajava com mais 3 passageiros, entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl. Esta história é narrada no filme "La Bamba"(1987), que conta a trajetoria de Richie Valens, alem de ter inspirado o cantor Don McLean a criar a canção "American Pie", que imortalizou o dia 3 de Fevereiro como "o dia que o rock morreu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário