Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reflita com Paulo Sant'Ana



Notícias sem repercussão

Parece que para tudo, nada mais interessa que não seja a Copa do Mundo.

Já fiquei sabendo de tudo sobre a África do Sul, seu progresso, sua miséria, seus costumes. A TV Globo não fala de outra coisa que não seja a Copa do Mundo e o seu cenário, onde desembarcaram centenas de jornalistas brasileiros e de lá estão mandando notícias à saciedade.

Uma execução tripla em Canoas, o acidente que matou cinco pessoas dentro de um carro ao chocar-se com um caminhão, os assaltos a carros-fortes com mortes em sua esteira, cinco ataques com estupro, o estuprador usando uma mochila cor-de-rosa, ocorreram no Loteamento Timbaúva, Bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, mas nada disso repercute, porque a cobertura da mídia remete somente a opinião pública para a Copa do Mundo.

Nem o assassinato brutal de uma menina de 14 anos, que não queria mais saber do ex-namorado e foi atingida por ele com cinco disparos mortais, em Osório, chamou a atenção. O ex-namorado estava possuído de ciúme, depois de a garota caída no chão com quatro tiros, ainda desferiu um balaço de misericórdia na cabeça dela e tentou sem êxito suicidar-se, nem esse crime passional clássico consegue atrair o interesse da opinião pública.

É só Copa do Mundo, até quem não gosta de futebol está envolto no clima do grande evento.

Nos próximos 30 dias não haverá outro assunto que não seja a Copa do Mundo, nem as sanções da ONU contra o Irã, nem a tensão entre as duas Coreias.

Vamos ver se valerá a pena tanta alienação.

Melhor que venha logo o futebol, já soube mais da África do Sul do que ela merece.

Paulo Sant'Ana

3 comentários:

  1. Acho que ás vezes devemos e podemos nos alienar um pouco(só um pouco)para esquecer todas as coisas ruins.Vamos falar só de copa agora, depois falamos de assassinatos e acidentes.É a vida.....

    ResponderExcluir
  2. Concordo Plenamente com o texto e a opinião deste nobre Jornalista...
    Pra ser muito sincera, não gostaria de ouvir nem mais uma palavra sobre a Copa do Mundo, pois não se fala de outro assunto em qualquer lugar que se vá.
    No entanto, preciso afirmar que não me faz falta alguma as demais notícias, e se pudessemos jamais precisar ouvir tantas notícias negativas, que nos colocam pra baixo, nos fazem sentir medo e repulsa ao mesmo tempo... E perceber que o ser humano está cada vez se deteriorando mais, e que talvez não tenha tempo de voltar atrás para sequer tentar a sua própria felicidade... e sobrevivência..
    Somos todos tão tolossssssssss... pobres criaturas humanas que se julgam tão espertas, tão inteligentes e vivos.... Óh! Doce ilusão....
    Mas enfim.... espero que o placar final dessa copa seja a tomada de consciência individual de cada pessoa...

    Abraço Amigo....

    ResponderExcluir
  3. ...esta forma de ação se repete a cada evento que possa "esconder" a nossa
    realidade social, política, econômica...copa, olimpíadas, escândalos em
    outros países...é normal, corriqueiro, constante, é só observar. Mas isso só acontece pq a "grande massa" assim o
    permite. Na "grande massa" a falta de cultura e de senso crítico impera. Infelizmente!

    ResponderExcluir