Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011

Blog da Sala Verde

Sugestão de blog àqueles que além da boa música amam a natureza e o que ela nos proporciona: Sala Verde de Estrela
Repleto de matérias super interessantes e que dizem respeito às açoes realizadas aqui,no nosso município de Estrela. Tomei a liberdade de compartilhar um post que achei super bacana sobre um animalzinho que constantemente avistamos por aqui (muitas vezes atropelado) e que por falta de informação é muitas vezes discriminado e maltratado. O texto foi(muito bem)escrito por Camila Hasan e espero que sirva de esclarecimento àqueles que tiverem o privilégio de cruzar com esse "rapaz" por aí.

Ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus)


Na tarde de 09/11 nossa equipe foi chamada por um morador do bairro Alto da Bronze que estava surpreso com a visita de um ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus) em sua residência. Esse animal habita florestas tropicais e florestas do bioma mata atlântica, ocorrendo portanto, com frequência, nas matas de nossa região.
Em função da redução dos habitats desses animais, é comum que estes acabem adentrando as cidades e muitas vezes as residências das pessoas, o que para muitos é algo indesejável.
Neste sentido, aproveitamos a ocasião para informar que este animal não é feroz. Apesar de apresentar espinhos em seu corpo, o ouriço-cacheiro é um bicho manso, que se adapta a diferentes ambientes inclusive com a presença de pessoas.


É mentira que o ouriço joga os espinhos nas pessoas. Ele só tenta assustar quem o ameaça, arrepiando os espinhos. Os predadores se machucam é quando tentam morder o ouriço, porque os espetinhos, finos e penetrantes, fixam-se no inimigo e são difíceis de sair, tanto que é comum encontrar cachorros e mesmo onças com o focinho cheio de espinhos de ouriço. Neste sentido, para evitar que seu cachorro se machuque, mantenha-o dentro de seu pátio, pois quando constatada a presença do cão dificilmente o ouriço se arrisca a disputar território com ele.
Percebendo a aproximação do ouriço, não há a necessidade de machucá-lo com auxílio de objetos, é melhor deixá-lo a vontade que provavelmente ele voltará para o lugar de onde veio.
O ouriço às vezes é confundido com o porco-espinho, que vive no chão, mas não existe no Brasil. Ao contrário do porco-espinho, o ouriço-cacheiro quase nunca desce ao chão, porque seu alimento, frutas e brotinhos, ele encontra na copa da floresta e, como as frutas são muito hidratadas, esse animal não precisa sequer beber água, retira a que precisa do próprio alimento.
O animal capturado cuidadosamente pela nossa equipe, foi solto na Unidade de Conservação Parque das Figueiras, a fim de que se ambiente com o local e encontre as condições necessárias para sua sobrevivência.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo fone (51) 3981 1043.


Fontes Consultadas:
http://www.alumiar.com/educacao/41-mundoanimal/369-ouricocacheiro.html
http://www.ucs.br/ucs/zoo/plantel/mamiferos/ourico_cacheiro

Um comentário:

  1. Que legal ver este texto por aqui também!!!
    Obrigada pela divulgação Marcelo!

    ResponderExcluir