Em resposta ao post anterior, um tanto desalentador, desejo compartilhar a história abaixo que nos transmite esperança num mundo melhor.
Penso que a educação ambiental talvez seja uma das mais poderosas armas, ou melhor, ferramentas disponíveis para a salvação de nosso planeta.
Foi um trabalho que começou pequeno, devagar e com objetivos à longo prazo.
E vejam só o resultado: crianças preocupadas em manter o nosso planeta limpo, verde e habitável.
A Educação Ambiental segue um ciclo de vida parecido com o de uma árvore. Foi plantada, germinou e agora começa a crescer e apesar de jovem, floresce e dá os primeiros frutos. Tenho certeza que em idade adulta saberá manter-se viva e forte. E como toda boa árvore, ao partir, deixará suas raízes fincadas e suas sementes espalhadas por esse planeta que tão bem nos acolhe.
Parabéns aos pequenos do CEAT, aos professores, à Sala Verde e a todos que, mesmo sendo minoria(por enquanto), alimentam a fonte da vida.
É só curtir o texto abaixo, da Camila Hasan, da Sala Verde.
Penso que a educação ambiental talvez seja uma das mais poderosas armas, ou melhor, ferramentas disponíveis para a salvação de nosso planeta.
Foi um trabalho que começou pequeno, devagar e com objetivos à longo prazo.
E vejam só o resultado: crianças preocupadas em manter o nosso planeta limpo, verde e habitável.
A Educação Ambiental segue um ciclo de vida parecido com o de uma árvore. Foi plantada, germinou e agora começa a crescer e apesar de jovem, floresce e dá os primeiros frutos. Tenho certeza que em idade adulta saberá manter-se viva e forte. E como toda boa árvore, ao partir, deixará suas raízes fincadas e suas sementes espalhadas por esse planeta que tão bem nos acolhe.
Parabéns aos pequenos do CEAT, aos professores, à Sala Verde e a todos que, mesmo sendo minoria(por enquanto), alimentam a fonte da vida.
É só curtir o texto abaixo, da Camila Hasan, da Sala Verde.
Da história à árvore, da ideia à ação!
Os alunos da turma do 1ª ano do CEAT/Lajeado realizaram nesta manhã o plantio de uma árvore no pátio da escola, acompanhados pela Professora Léa Gehlen e pelas biólogas da Sala Verde Ângela M. Schossler e Regiane H. Mallmann.
O interesse pelo plantio surgiu quando o aluno Théo trouxe para a sala de aula a história do ABC da Vida. No momento em que conversaram sobre a leitura ouvida, tiveram a ideia de realizar o plantio de uma árvore, o primeiro elemento da natureza que foi apresentado no texto.
Como tiveram curiosidade em saber mais sobre as árvores, o aluno Luis Gabriel sugeriu que conversassem com um biólogo... E para contribuir com esse grande elo de educação, aprendizagem e ação, a Sala Verde se fez presente realizando o plantio juntamente com os alunos.
Conheça o texto que motivou a turma a realizar esta ação:
O ABC da Vida
Berenice Gehlen Adams
Devemos amar e respeitar...
a ÁRVORE que dá sombra, que dá frutos.
a BALEIA que vive a nadar pelo mar.
a CACHOEIRA que vive a vida a correr.
o DINOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás...
a ECOLOGIA que é a ciência que estuda a vida.
a FIGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.
a GIRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.
o HIPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.
o ÍNDIO que vive em aldeias na mata.
o JACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.
a LARANJA que guarda um suco saboroso.
o MAR que é imenso e tem água salgada.
a NATUREZA que nos encanta com sua beleza.
o OZÔNIO que protege a Terra.
o PLANETA que vive a vida a girar.
o QUATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.
o RIO que corre para o mar como quem vai se atrasar.
a SELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.
a TERRA que é o planeta em que vivemos.
o UNIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.
o VENTO que é o ar em movimento.
o XAXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.
E ZELAR pelo nosso amado Planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário