Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Grande "Presence"

Em mais um capitulo da vasta história do Led Zeppelin, o Falando de Rock aborda hoje, o 7º trabalho da banda, o álbum Presence.

Lançado pela Swan Song em março de 76, Este álbum foi concebido após o acidente de Robert Plant em Rhodes, na Grécia, em 5 de agosto de 1975. Este fato obrigou a banda a concelar a turnê mundial daquele ano. Na época o Led Zeppelin estava no auge de sua popularidade.

Durante sua recuperação na ilha de Jersey e em Malibu, na California, Plant escreveu algumas letras e, quando Jimmy Page juntou-se com ele estas composições foram concretizadas. Logo Jones e Bonham também apareceriam para os ensaios e a gravação recorde do disco no Musicland Studios em Munique, Alemanha, com Plant em uma cadeira de rodas.

Esta gravação foi a mais rápida desde Led Zeppelin I. Uma parte da pressa em gravar o álbum se deu pelo fato do Led Zeppelin ter reservado o estúdio antes dos Rolling Stones, que gravariam o álbum Black and Blue. Os Stones inclusive ficaram impressionados de o Led ter gravado o álbum em apenas 17 dias. Jimmy Page ficou acordado dois dias para gravar as guitarras e overdubs.


Em uma entrevista que ele deu a Guitar World em 1998, Page afirmou que trabalhou uma media de 18 a 20 horas por dia durante a mixagem no Musicland Studios.
O álbum foi concluído em 27 de novembro de 1975. Um dia antes do Dia de Ação de Graças. Page chegou a sugerir que o álbum se chamasse Thanksgiving (Dia de Ação de Graças.) esta idéia foi rapidamente substituída por um título que representaria a força e a presença que os membros sentiam que cercava o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário